Esteja atenta aos sinais que indicam violência por parte do seu parceiro:
Tentativa de controle do seu dia-a-dia – Este é um ponto que deve ser analisado com cuidado e deve ser interpretado da melhor forma possível. O controle do dia-a-dia não pressupõe necessariamente uma predisposição para a violência. A violência associada ao controle excessivo passa pela tentativa de saber tudo o que se passa no dia-a-dia da pessoa, tudo o que contamos e não contamos, sistematicamente e de forma agressiva, como se tratasse de uma obrigação. É de destacar que é perfeitamente normal conversar sobre o dia-a-dia com o seu parceiro, num diálogo saudável e rico, para a melhor convivência do casal. Esteja atenta ao controle excessivo e sistematizado nestes casos em que a relação parece tornar-se numa relação parasita.
Ameaças em tom sério – Por mais simples que a ameaça seja, muitas vezes pode vir disfarçada de brincadeira, mas pode indiciar práticas de violência no futuro. Uma tentativa de controlar as ações da outra pessoa ou simplesmente não permitir alguma ação. Ambos são sinais de que o seu parceiro se revela violento-. A afirmação de “quem manda sou eu” ou outras afirmações de controle são também indícios fortes de erros a evitar numa relação amorosa. Perceba o tom de voz com que o seu parceiro fala, a linguagem não-verbal é muito importante para determinar o tipo de relação entre o casal.
Pequenas brincadeiras com violência – Começa por uma simples brincadeira e acaba num puxão de braços forte? Uma tentativa de agressão, ainda que não se chegue a realizar? Esteja atenta a todos estes comportamentos, brincadeiras entre o casal são perfeitamente normais, contudo os aspectos violentos não devem estar inseridos nestas ações. A brincadeira e a violência são geralmente os hábitos mais praticados inicialmente pelas pessoas violentas e fatores que acabam por destruir a relação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário