domingo, 10 de maio de 2015

21 sinais de abuso emocional

Veja esses 21 sinais de abuso emocional para saber se você foi empurrada contra a parede por seu esposo ou seu namorado. E se você se identificar com esses sinais, talvez agora seja a hora de começar a reagir.
1 Você está com medo. O comportamento do seu parceiro te assusta. Você tem medo de pedir coisas ou dizer-lhes alguma coisa, porque você simplesmente não sabe como ele reagiria.

2 Palestras incessantes. Seu parceiro constantemente lhe diz como você falha e como você ainda precisa melhorar em muitos aspectos. Mas, em vez de tentar ajudá-la, ele aponta suas falhas e se comporta como se você fosse uma causa perdida, que não pode ser ajudada, porque você é muito fraca ou é não muito inteligente.

3 Comparações dolorosas. Seu parceiro constantemente compara você, seja com a sua amiga mais bonita ou amigos bem-sucedidos e diz-lhe como eles são muito melhores que você. Seu parceiro pode até ser sutil e aponta para celebridades e diz como elas são muito mais atraentes do que você.

4 Confusões constantes. Seu parceiro grita com você muitas vezes. Mas quando você tentar argumentar de volta ou provar que você está certa, ele pode até ficar de joelhos ou humilhar-se apenas para pedir desculpas a você e ganhar o seu afeto de volta.

5 Você é culpada por nada. Seu parceiro culpa você por coisas que você não tem culpa. Ele te culpa pelo comportamento de seu amigo, para a forma como as crianças são, por causa do tempo ou sobre qualquer outra coisa. Às vezes, o seu parceiro pode até ouvir falar de alguma coisa na televisão e gritar com você, porque ele não gostou do programa!

6 Ciúme possessivo. Seu parceiro tem sempre algo negativo a dizer sobre seus amigos, especialmente se forem do sexo oposto. Seu parceiro odeia quando você receber ligações de seus amigos e às vezes até lhe pede para desligar o telefone. Eles não gostam quando você tem uma vida social ativa.

7 Sua auto estima é atacada. Seu parceiro constantemente lhe diz o quão ruim ou inútil você é e fica com raiva de você, porque você está sempre contando com ele. Mas mesmo quando você tenta fazer algo sozinha, diz-lhe que você não é capaz de tomar decisões e faz você se sentir idiota o tempo todo.

8 Dupla personalidade. O comportamento e atitude do seu parceiro te confunde. Às vezes, ele pode ser extremamente amoroso e cuidadoso. E em outras vezes, ele fica agressivo e intolerante. Você simplesmente não pode prever como ele vai reagir a qualquer coisa que você faz.

9 O Sádico. Seu parceiro se sente melhor em relação a ele mesmo quando aponta suas falhas ou te critica. Ele pode ficar mais bem humorado ou feliz nos dias em que você está trabalhando demais ou estressada por causa de seus próprios erros.

10 A humilhação. Seu parceiro te humilha ou faz comentários desagradáveis, especialmente perto de seus amigos ou pessoas que você admira.

11 Grandes demandas. Ele estabelece expectativas irracionais e dá grandes demandas a você, secretamente esperando que você falhe, para que possa dizer: “Eu avisei!”

12 manipulação sexual. Seu parceiro emocionalmente te manipula em atividades sexuais que você não gosta. Ele pode até mesmo fazer chantagem emocional, dizendo coisas como: “Outras mulheres fazem! Por que você não pode?”

13 Grandes confissões. Seu parceiro compartilha seus problemas com quem o ouve. Mas se você confessar qualquer um dos seus problemas, especialmente sobre o relacionamento, com seus amigos ou família, ele iria ficar muito chateado com você.

14 Colocar todos contra você. Este é um truque sorrateiro que o parceiro emocionalmente abusivo utiliza para ganhar vantagem e deixá-la sentir-se desamparada. Seu parceiro pode constantemente dizer o quão difícil ou inútil você é para todos, inclusive seus amigos, sua família e até mesmo seus filhos. Seu parceiro pode até mesmo dar exemplos tendenciosos apenas para convencer todo mundo e coloca-los contra você, para que ninguém fique do seu lado contra ele.

15 O tratamento do silêncio. Se você lutar por algo ou tentar tomar o controle da situação, o seu parceiro pode ir embora num acesso de raiva e dar-lhe o tratamento do silêncio. Um parceiro emocionalmente abusivo odeia dar o braço a torcer em um relacionamento. Ele pode simplesmente ignorá-la até que você se desculpe por se opor a sua decisão!

16 Fisicamente abusivo. Às vezes, o seu parceiro pode recorrer ao abuso físico como um tapa, um beliscão doloroso ou até mesmo um gesto ameaçador, apenas para assustá-la, quando você se opor a ele para qualquer coisa.

17 Você não tem permissão para pensar. Um marido/namorado emocionalmente abusivo tem prazer em tomar o controle total da relação. Ele manipula um passo de cada vez, até você perder toda a confiança em seu julgamento. Você se convence de que não é capaz de tomar todas as decisões por conta própria, sem a orientação de seu parceiro.

18 O isolamento e a dependência. Inicialmente, o seu parceiro pode dizer que ele não gosta de seus amigos ou um membro da família em particular. Logo, ele pode dizer-lhe para evitar determinada pessoa. E antes que você perceba, seu parceiro pode cuidadosamente isolá-la de todos que antes conviviam com você. E um belo dia, você verá que a única pessoa quem você pode ir para pedir ajuda ou depender é o seu parceiro.

19 Memórias emocionais. Seu parceiro constantemente te faz lembrar de todas as vezes que você fez algo errado cada vez que há um argumento ou uma discussão. Ele constantemente traz suas falhas ou os erros que você cometeu em sua vida para reforçar a ideia de que você depende dele e não pode sobreviver por si mesmo, sem a ajuda e orientação dele na vida.

20 Suas realizações não importam. Seu parceiro glorifica mesmo a menor das suas próprias realizações e orgulhosamente se gaba sobre isso. Mas, por outro lado, não importa o que você consiga ou faça, o seu parceiro sempre zomba de suas conquistas e faz você se sentir boba ao celebrá-las.

21 A negação. Mesmo quando você apontar suas ações emocionalmente abusivas, o seu parceiro não aceita seu comportamento como uma falha. Em vez disso, ele se convence e tenta convencê-la de que ele está fazendo tudo isso apenas para ajudar você a se tornar uma pessoa melhor e estar com os pés no chão.

Reconhecendo os sinais sutis de abuso emocional

Se você não tem certeza de que o que está passando é abuso, basta olhar para si mesmo do ponto de vista da outra pessoa. Pergunte a si mesmo como você se sentiria se seu irmão ou seu filho estivesse vivendo sua vida. Você ficaria feliz por eles? Você realmente acredita que eles estão na relação mais feliz de sua vida ou você quer que eles saiam disso ou entrem com força para enfrentar o problema?
Se você viu esses sinais em sua própria vida amorosa, é preciso lembrar que a força para superar o abuso está dentro de você. Tudo que você precisa fazer é acreditar em si mesmo e tomar uma posição firme.
Pode parecer a coisa mais difícil de fazer agora, mas você vai sentir a sua força e confiança chegar até você no mesmo instante em que colocar o pé no chão pela primeira vez e tomar uma atitude.
Se você não consegue lidar com isso sozinha, procure ajuda de um membro da família ou uma organização para as vítimas abusadas. Não basta ficar do lado dele. Afinal, paciência ou amor incondicional não vai mudar um amante emocionalmente abusivo. Apenas uma resposta firme e com vontade!
Estes 21 sinais de abuso emocional irão ajudá-la a decifrar se você está sendo abusada na sua vida amorosa. E se você ver esses sinais, fale sobre isso com seu parceiro ou com um amigo. Vai ser o primeiro passo para um futuro muito melhor!
Fonte: http://thesecret.tv.br/2015/05/21-sinais-de-abuso-emocional/

Nenhum comentário:

Postar um comentário