sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O que é assédio sexual e como se defender

Toda tentativa, por parte do empregador ou de quem detenha poder hierárquico sobre o empregado, de obter dele favores sexuais, através de condutas reprováveis, indesejadas e rejeitadas, com o uso do poder que detém como forma de ameaça e condição de continuidade no emprego. O assédio sexual é considerado crime por ser violência contra a mulher e abuso de poder.

O que leva o "homem" a cometer um crime de assédio sexual:

De modo geral acontece quando o homem, principalmente em condição hierárquica superior, não tolera ser rejeitado e passa a insistir e pressionar para conseguir o que quer. Este comportamento demonstra que o praticante do assédio é um psicopata, uma vez que ele não possui sentimentos, empatia, sensibilidade e caráter, e além disso, é agressivo, mal-educado e desrespeitoso. Ocorre sempre contra a vontade da vítima. É uma abordagem humilhante.

O que se pode fazer para combater o Assédio Sexual no local de trabalho?

A primeira coisa a se fazer para combater o assédio é procurar manter um bom ambiente de trabalho, e isso passa pelo respeito à presença das mulheres.

Brincadeiras consideradas “de macho” deverão ser desencorajadas no local de trabalho, principalmente quando houver companheiras no mesmo setor.

Piadas, fotos de mulheres nuas, comentários jocosos sobre a figura feminina devem ser evitadas para que as mulheres se sintam mais confortáveis.

A mulher trabalhadora deve partilhar muito rapidamente a informação com a colega, sempre que um ato de assédio for presenciado, evitando assim dar apoio ao assediador.
O que a mulher assediada deve fazer?

Confira algumas das atitudes a tomar:
  • Dizer não ao assediador, com a maior clareza
  • Contar aos colegas de trabalho o que está se passando e reunir todas as provas possíveis
  • Contar para a chefia hierarquicamente superior ao assediador, se houver
  • Denunciar ao Sindicato da categoria

  • Em casos extremos, procurar uma esquadra mais perto e a apresentar queixa.


Provas do crime
Vale dar uma de Sherlock Holmes e recolher o máximo de provas possíveis. Aproveite as muitas opções de aparelhos tecnológicos disponíveis e guarde tudo (vale usar o celular como câmera, o mp3 como gravador).
Abaixo, alguns exemplos que podem servir de prova contundente contra o agressor:
- Bilhetes e e-mails enviados pelo assediador
- Roupas rasgadas em caso de tentativas violentas, inclusive de estupro. Se este ocorrer, também se torna recomendável fazer exame de corpo de delito, que comprova facilmente que houve a violência sexual.

Munidas das provas, contratem um advogado e abram um processo contra o criminoso, para que este receba as penalidades previstas pela lei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário