quinta-feira, 6 de julho de 2017

Como Identificar um Psicopata Social (Sociopata)

Um psicopata tem a consciência neurologicamente defeituosa (ausente) e sente pouca ou nenhuma empatia pelos outros. Os psicopatas antissociais vivem claramente fora dos limites aceitáveis da sociedade e são frequentemente retratados em filmes , mas a maioria das pessoas não está familiarizada com os efeitos prejudiciais dos psicopatas "sociais". Também chamados de sociopatas, muitas vezes esses indivíduos passam despercebidos porque são capazes de comportar-se dentro das expectativas culturais da sociedade, aparentando levar vidas normais. Eles são encantadores, mas não possuem sentimentos de empatia e remorso, podendo causar danos emocionais e financeiros se você permitir que se aproximem demais.

Identificando através da linguagem

1. Fique atento às contradições nas conversas. Um psicopata pode terminar uma conversa com uma declaração totalmente contrária a algo que tenha dito logo no início. A desonestidade e a mentira patológica são sinais de psicopatia. Ele poderá falar sobre o quão desrespeitoso é um colega de trabalho porque sempre chega tarde e faz coisas que não deveria fazer e, logo depois, quebrar as mesmas regras sem sequer pedir desculpas.
  • Talvez as contradições não ocorram dentro da mesma conversa, portanto, acompanhe tudo o que for dito ao longo do tempo. Em um diário, anote todas as informações importantes que ele poderia contradizer no futuro.
2. Confira duas vezes tudo o que for dito. Um psicopata fala excessivamente sobre as pessoas em sua vida, porque as enxergam como extensões de si mesmo. Ele mentirá sobre essas pessoas e talvez até mesmo sobre os próprios filhos.
  • Os psicopatas estão propensos a oferecer meias-verdades e mentiras e não vêem nada de errado em esconder informações importantes dos outros.

3. Fique atento aos casos de bode expiatório. Um psicopata se recusa a assumir a responsabilidade pelas próprias ações e culpa outras pessoas pelas coisas que faz. Talvez ele admita que é culpado se for confrontado com provas irrefutáveis, mas não exibirá nenhum remorso.
  • Por outro lado, como possuem um senso grandioso de autoestima, esses indivíduos podem se gabar e exagerar as próprias realizações, ou até mesmo aceitar o crédito pelo trabalho alheio.

4. Note a ocorrência mudanças rápidas na conversa. Uma forma de identificar um psicopata é avaliando a forma como ele conversa. Talvez em um segundo ele esteja falando sobre a festa do filho e, no outro, esteja falando sobre o histórico veterinário do gato morto de uma amiga. Muitas vezes, a conversa não será sincera.
  • Observe também se a pessoa muda de assunto de forma rápida e delicada sempre que você aborda um tópico que poderia revelar a antissociabilidade dela. Ela descartará rapidamente todas as discussões a respeito de seu comportamento estranho, acusando-o de ser dramático demais ou insistindo que você é louco e precisa de ajuda profissional.
Identificando através da análise das emoções

1. Avalie a forma como ele reage a eventos emocionalmente difíceis. Como não têm empatia, os psicopatas podem responder a eventos emocionalmente perturbadores de forma amena ou robótica, ou de um jeito que pareça forçado e artificial.
  • Por exemplo, talvez ele demonstre repetidamente a decepção através de palavras, mas nunca demonstre emoção alguma. Ao ouvir uma notícia preocupante, é possível que o psicopata não faça nenhum esforço real para resolver o problema, não importa o quanto fale a respeito.
2. Fique atento aos sinais de autovitimização. Um sociopata poderá brincar com suas emoções com objetivo de provocar pena. Observe sinais como variações de tons de voz e a deflexão da culpa para ganhar simpatia, esse é outro meio de uma pessoa negar a responsabilidade pelas próprias ações.
  • Preste atenção nesse comportamento manipulador principalmente quando a pessoa precisar de alguma desculpa por ter cometido uma gafe ou erro (por exemplo, por ter "esquecido" seu aniversário).
3. Avalie quantas vezes você é questionado. Para identificar um sociopata, monitore quantas vezes ele o incomoda com perguntas sobre como você agiria em determinadas situações emocionais. Isso pode indicar que a pessoa não sente naturalmente o que é considerado normal ou apropriado em certas situações, porque não tem empatia e consciência, precisando informa-se através de outras fontes.
  • Por exemplo, ela poderia perguntar: "O que você faria se saísse de casa e me visse escondido no meio do mato?". Uma pessoa normal não precisaria fazer tal pergunta.
4. Analise o desejo de entrar rapidamente em uma relação mais íntima. Se está pensando em namorar alguém, mas tem medo de que a pessoa seja um sociopata, tente adquirir uma noção do quão rápido ela quer seguir com o relacionamento. Vários sinais podem indicar a psicopatia:
  • Depois de pouquíssimo tempo juntos, ela já o chama por apelidos carinhosos?
  • Ela insiste que você a traga para dentro do seu círculo de confiança?
  • Ela quer que vocês morem juntos ou se tornem sócios imediatamente após terem se conhecido?
5. Fique atento à mudanças drásticas na atenção recebida por ele. Um psicopata poderá criar uma dinâmica na qual o enche de atenção em um determinado momento e depois, inexplicavelmente, o ignora. Quando volta às boas graças dele, você sente uma euforia muito grande e uma sensação de prazer causada pela dopamina (a substância química do "amor") e pelas endorfinas.
  • Ele o manipula para deixá-lo praticamente viciado, assim você sempre perdoará suas transgressões.
Dicas

    • Se você entende inglês, obtenha mais informações e conheça a experiência pessoal de uma mulher consultando a "Lista de Lawson" de hábitos sociopatas aqui.
  • Os psicopatas podem entrar nas suas redes sociais para aproximarem-se de você ou para jogar seus amigos contra você no futuro.
  • O alvo dos sociopatas são pessoas muito legais. Se você foi vítima de um, isso não significa que exista algo errado, mas talvez que você tenha alguma coisa que ele queira e se sinta no direito de tomar.
  • Os sociopatas testam seus limites para descobrir se você é do tipo que se sacrifica para agradar aos outros. Eles começam pedindo pequenos favores pessoais que fazem você se sentir incluído, mas o incomodam levemente ("Ligue para me acordar", "Ajude-me a encontrar um emprego", etc.)
  • Um psicopata fornece quatro mensagens: 1. Eu gosto de você; 2. Eu sou exatamente como você; 3. Seus segredos estão seguros comigo; 4. Sou o amigo/amante perfeito para você. Assim, ele cria uma ligação íntima muito rapidamente com sua vítima.
  • Os sociopatas são pessoas divertidas porque estão sempre à procura de novas formas de entretenimento e o convidam para acompanhá-lo. Eles poderão levá-lo a um parque de diversões e dizer que estão fazendo isso especialmente para você, quando na verdade já estavam indo de qualquer forma, independentemente da companhia. Nada é feito para você porque, neurologicamente, os psicopatas só pensam neles mesmos. 
Avisos

  • Nunca dê sua confiança livremente. Cuidado com qualquer pessoa que espere isso de você. Nossa confiança deve ser conquistada.
  • O sinal mais ignorado da psicopatia é um "comportamento estranhamente tranquilo".
  • Não confronte um psicopata a respeito da psicopatia, isso seria o equivalente a acuar um animal selvagem em um canto.
  • Tome cuidado ao confiar nos familiares supostamente gentis da pessoa em questão, a psicopatia é uma condição comprovadamente genética.
Fonte: http://pt.wikihow.com/Identificar-um-Psicopata-Social-(Sociopata)

Nenhum comentário:

Postar um comentário