quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Conheça as características de um psicopata e como identificar quando vê-lo

A maioria das pessoas tem a ideia errada de que psicopatas são, necessariamente, assassinos em série ou pessoas que cometem crimes hediondos. Mas nem todo assassino é psicopata, da mesma forma que nem todo psicopata é assassino. Os psicopatas são apenas pessoas que não conseguem discernir emoções.
A psicopatia é um transtorno de personalidade que atinge cerca de 3% da população mundial. Em geral, os psicopatas apresentam uma anomalia no funcionamento do córtex orbitofrontal — região do cérebro responsável por transmitir as emoções. Embora não exista uma causa específica para esta alteração, alguns estudos sugerem que há uma forte influência genética e que a psicopatia não é causada por traumas ou eventos ao longo da vida.
Por conta da ausência de atividade na região cerebral responsável pelas emoções, o psicopata é uma pessoa apática, incapaz de perceber seus sentimentos e de simpatizar com as emoções dos outros. Este indivíduo é dominado pelo excesso de razão e ausência de emoção, e passa a simular emoções para manipular os outros e alcançar algum objetivo individual — geralmente poder, status ou dinheiro.

Diferença entre Psicopatia e Psicose

– Psicose: doença mental que inclui problemas com a realidade, distorções, alucinações e manias;
– Psicopatia: distúrbio de personalidade no qual a pessoa domina muito bem a realidade e tem controle excessivo dela. Não apresenta problema na relação com a realidade e não alucina.

Principais características de um psicopata

Ausência das emoções

Psicopatas tratam as pessoas e os sentimentos como objetos que podem ser descartados a qualquer momento, especialmente quando não possuem mais utilidade. São pessoas frias e egoístas, que consideram apenas que seu próprio bem-estar é importante.
Os psicopatas não reagem fisiologicamente a momentos que trazem emoções fortes, sejam elas positivas ou negativas. Além disso, apresentam atividade cerebral reduzida nas estruturas relacionadas às emoções e maior atividade nas regiões da cognição (capacidade de racionalizar). Como consequência, são muito mais racionais do que emocionais.

Hábito de mentir e manipular

A mentira e a manipulação são os principais talentos dos psicopatas. O lado racional dessas pessoas funciona muito rapidamente e, pela ausência do emocional, não apresentam reações quando estão mentindo.
O psicopata é capaz de dizer coisas contraditórias olhando nos olhos de uma pessoa e, muitas vezes, fingem para conseguir seus objetivos. Quando flagrado em uma mentira, raramente fica constrangido e apenas muda de assunto ou tenta refazer a história para que pareça mais verdadeira.

Prazer com sofrimento do outro

Por não sentirem emoções, os psicopatas sentem prazer ao ver o sofrimento dos outros. Frequentemente, procuram prazer na tortura física, psicológica e emocional de suas vítimas e, por isso, é comum que o psicopata leve suas relações até a destruição, sendo obrigados a mudar constantemente de ambiente e parceiros.

Ausência de culpa

Os psicopatas não sentem culpa, vergonha ou remorso, pois não acreditam que possam errar e não têm medo de uma possível punição por seus atos. Embora sejam capazes de verbalizar remorso e pedir desculpas, fazem isso apenas da boca para fora. Por serem egocêntricos e megalomaníacos nunca se apresentam errados, colocando sempre a culpa nos outros.

Supervalorização

Pessoas com psicopatia possuem uma visão narcisista e supervalorizada de sua importância, acreditam que são o centro de tudo. Psicopatas têm metas irreais e baseadas no senso exagerado das suas habilidades. Normalmente dependem de outras pessoas para viver.
Fonte: http://www.sbie.com.br/conheca-as-caracteristicas-de-um-psicopata-e-como-identificar-quando-ve-lo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário