segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Formas de Violência Obstétrica que são mais sutis

Fazer procedimentos médicos sem necessidade. Todo procedimento médico, todo medicamento que for administrado ao paciente durante a gestação ou o trabalho de parto deve ter uma indicação médica precisa, que deve ser explicada à gestante. A mulher deve ser informada dos possíveis riscos e efeitos colaterais a curto, médio e longo prazo que o procedimento ou medicamento pode acarretar, e deve sempre dar o seu consentimento livre e esclarecido previamente à intervenção.


Procedimentos feitos de rotina, sem necessidade médica real e sem consentimento da mulher, como a aplicação de ocitocina sintética ( o "sorinho") para aumentar as contrações e o corte na vagina no momento em que o bebê está nascendo (a chamada episiotomia).
Existem procedimentos que são feitos hoje em dia no Brasil que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que não sejam feitos nunca, como a Manobra de Kristeller, que é apertar a barriga da mulher para forçar a saída do bebê. Muitos dos procedimentos feitos com o bebê nos seus primeiros momentos de vida também não se justificam, e contrariam as recomendações do Ministério da Saúde, como separar mãe e bebê imediatamente após o parto, cortar o cordão umbilical imediatamente, aspirar as vias respiratórias de todos os bebês, deixar o bebê em observação separado de sua mãe e não estimular a amamentação na primeira hora de vida.

VAMOS DENUNCIAR ESTES ABUSOS!
Secretaria de Saúde Municipal
Secretaria de Saúde Estadual
Ministério Público Estadual
Ministério Público Federal
Polícia
Delegacia da Mulher
Central de Atendimento a Mulher - 180
Ministério da Saúde - 136

Nenhum comentário:

Postar um comentário