terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Maneiras de identificar um ciumento patológico para fugir deles

O ciúme patológico é visto pela psiquiatria como uma espécie de paranóia (distúrbio mental caracterizado por delírios de perseguição e pelo temor imaginário de a pessoa estar sendo vítima de conspiração). Para o ciumento, a fronteira entre imaginação, fantasia, crença e certeza se torna vaga e imprecisa, as dúvidas podem se transformar em ideias supervalorizadas ou delirantes. Quem sente ciúme a esse nível tem a compulsão de verificar constantemente as suas dúvidas, a ponto de se dedicar exclusivamente a invadir a privacidade e tolher a liberdade da parceira: abre correspondências, bisbilhota o computador, ouve telefonemas, examina bolso, bolsa, as roupas(as calcinhas inclusive), chega a seguir a parceira ou contrata alguém para fazê-lo. Toda essa tentativa de aliviar sentimentos, além de reconhecidamente ridícula até pelo próprio ciumento, não ameniza o mal estar da dúvida, até o intensifica. A pessoa ciumenta apresenta na sua personalidade um traço marcante de timidez e sentimentos de insegurança, problemas que costumam ter raízes na infância . Nesse caso, o tratamento passa por aplicação de técnicas de psicoterapia para melhorar a confiança do paciente em si mesmo. O processo deve envolver sua família pois o apoio no lar é imprescindível nesses casos. Reduzido o sentimento de insegurança, é esperado que diminua a aflição do ciúme. Só quem confia em si mesmo pode confiar em outros, de modo que parece lógico começar o tratamento pelo fortalecimento da autoconfiança. Não menos importante é atacar os sintomas físicos que o ciúme patológico provoca. O desequilíbrio no sistema nervoso aumenta o nível de adrenalina, interfere na dinâmica dos neurotransmissores e está na origem de muitas doenças psicossomáticas. Por isso, é fundamental apurar as causas desses sintomas e gastar a energia negativa em atividades como os exercícios físicos, meditação e trabalho que traga gratificação.
Alguns tipos de pessoas desenvolvem o ciúme e o delírio que isso provoca nos pensamentos e sentimentos que podem ser classificados da seguinte forma:
Tipo Erotomaníaco: delírios de que outra pessoa, geralmente de situação mais elevada, está apaixonada pelo indivíduo.
Tipo Grandioso: delírios de grande valor, poder, conhecimento, identidade ou de relação especial com uma divindade ou pessoa famosa.
Tipo Ciumento: delírios de que o parceiro sexual do indivíduo é infiel.
Tipo Persecutório: delírios de que o indivíduo ou alguém chegado a ele está sendo, de algum modo, maldosamente tratado.
Tipo Somático: delírios de que a pessoa tem algum defeito físico ou condição médica geral.
Tipo Misto: delírios característicos de mais de um dos tipos acima, sem predomínio de nenhum deles.
ATENÇÃO MULHERADA!
1) Notem que o destemperado começa com tapinhas e ofensas pequenas e depois começa dar porradas, enfim é um perigo "homens" com esse temperamento.
2) Quando o "homem" é assim é melhor terminar ou namoro e/ou se separar. Namorar e viver com ciumentos é um inferno, pois vocês não tem espaço pra fazer nada, eles não te deixam estudar, nem trabalhar, nem nada.
3) O "homem" ciumento demonstra baixa tolerância a frustração, reagindo com violência caso o parceiro não haja de acordo com seus planos.
É justamente por isso que eu sempre digo que uma das origens de casos de violência e morte de mulheres é o ciúme desses bandidos que se dizem "namorados" e "maridos" e também dos exs que não se conformam com o fim do namoro ou com a separação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário