segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Agressão no relacionamento

Sinais de que uma relação deixou de ser saudável e está começando a ser doentia

Os primeiros sinais podem ser sutis, e podem ser percebidos quando começa a faltar respeito e consideração pela outra pessoa. Esta falta de respeito pode ser notada até mesmo nas situações mais simples do dia a dia como, por exemplo, não considerar sua escolha no sabor da pizza e encomendar algo que agrade só a ele, levantar a voz até mesmo para solicitar um copo, brigar pelo fato de ter olhado pela janela do carro, etc.
São comportamentos agressivos que muitas vezes passam despercebidas no inicio, porque muitas vezes podem mesmo indicar apenas uma fase de estresse que se normaliza, mas também pode indicar que o comportamento e a visão que este parceiro tem do relacionamento está mudando. Em um relacionamento saudável não existe uma parte “superior” a outra, por isso é importante observar se está sendo implantada a crença , ou a falsa percepção, de que a mulher deve “obedecer” ou se curvar a pequenos caprichos.

Como diferenciar um ciúme normal de ciúme doentio, agressivo, em uma relação

A intensidade. O ciúme normal é brando e acompanhado de gestos de carinho. O ciúme normal é uma tentativa de conquistar e reconquistar a outra pessoa. É um “medinho” de perder sem chegar ao limite do desejo de controle sobre a outra pessoa.

Como identificar se uma pessoa tem um potencial de agressividade antes de se envolver com ela

É muito difícil. Uma das coisas mais difíceis em psicologia é a previsão de comportamento, por isso os psicólogos trabalham muito no sentido de oferecer flexibilidade as pessoas, ou seja, se cada mulher tiver condições de repensar seu relacionamento a cada instante e capacidade de decidir por romper o relacionamento quando as mudanças ocorrerem,  diminuiremos o risco de chegar a agressões tão fortes a ponto de ferir física ou emocionalmente.
Eu gostaria de poder dizer que uma pessoa que teve um comportamento X numa determinada situação com certeza terá comportamentos Y num futuro próximo. Mas isso não é possível. Qualquer pessoa pode passar por momentos de fragilidade emocional onde seus comportamentos sairão do esperado por um período, mas em outros momentos voltará à normalidade. Nem sempre é possível identificar se estes momentos serão breves e sem maior gravidade ou se estamos diante de um futuro agressor.

Algumas mulheres  continuam em relacionamentos mesmo estando infelizes com o comportamento do parceiro

Algumas crenças do tipo “não devemos desistir nunca” podem atrapalhar. As pessoas podem confundir que não devem desistir de sua felicidade com não poder desistir de seu parceiro mesmo que este seja agressivo.
Para outras mulheres o que atrapalha talvez seja a crença de que não conseguirão seguir adiante em suas próprias vidas sem estarem ligada a um homem.
Para outras talvez a eterna fé de que este homem melhorará, pois muitos prometem esta melhora diariamente mas mesmo assim não cumprem.
Mas algumas acabam acreditando que devem subserviência ao homem, acreditam que devem obedecê-lo e nunca os abandonar. O agressor tem interesse em manter a agredida sempre por perto e falará coisas que a sensibiliza mantendo-a próxima.

É impossível trabalhar em relacionamentos agressivos para que melhorem

É impossível que homens violentos tenham solução. É impossível que este homem sofra apenas de alguns danos emocionais que o levam ao comportamento agressivo, e é certo que este homem tenha algum quadro clinico mais grave como por exemplo a sociopatia, onde dificilmente haverá mudanças.
Mas nem sempre se trata de dificuldades psicológicas do homem, ele pode ser agressivo simplesmente devido a sua personalidade. Personalidade não pode ser alterada, é impossível.

Se não tiver como melhorar, como fazer para se livrar dessa relação

Com o máximo de cuidado para não se ferir ainda mais. Procure ajuda onde puder, nos amigos, na família e até com um psicólogo.

Como  driblar o medo de ser agredida novamente

Caso o relacionamento tenha deixado traumas a psicoterapia poderá ajudar bastante. O psicólogo pode ajudar tanto a entender o porque desta mulher ter entrado neste relacionamento e fortalecê-la para que os novos relacionamentos sejam mais saudáveis.

Se a pessoa dá sinais claros de agressividade, há alguma possibilidade de diminuir e controlar isso apenas com conversa ou é preciso uma atitude mais drástica como sair de casa e se mudar para um lugar longe, por exemplo?

Não adianta conversar. A mulher deve tomar atitudes drásticas mas com certeza deve deixar claro ao homem que não aceita o comportamento dele e que tem consequências maléficas.

Há um “limite” do que é aceitável

O limite do aceitável tem tanto um componente cultural como pessoal. Algumas mulheres convivem bem com um homem que levanta a voz todos os dias, mas nunca passa disso, outras não admitem levantada de voz.
Alguns levantam a voz hoje e caso não sejam alertados de que este comportamento não será aceito podem ir aumentando a agressão até o limite do insustentável. Mas outros podem não ter a necessidade de serem mais agressivos e não abusam nem se não forem alertados.

Orientação à mulher agredida

Caso a agressão tenha sido forte o suficiente para ela perceber risco a sua integridade física ou mental ela deve recorrer a Policia, Delegacia da Mulher, Ministério Público e demais órgãos de defesa da mulher e pedir ajuda e orientação a quem ela perceber que tenha estrutura para ajuda-la, ou seja: família, amigos ou ajuda profissional como psicólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário